Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os 10 anos do Restaurante Épico


Ontem fomos ao jantar comemorativo dos 10 anos do Épico. Foi uma super festa, com direito à presença de vários chefs que fizeram parte da história do restaurante, como a lendária dona Oswaldina Dias, o seu Antonio Binello, Rafael Jacobi e Fred dos Anjos, atual chefe do Épico. Além da ilustre presença de Claude Troisgros, que dispensa apresentações. Cada um preparou um prato no jantar (um mais delicioso que o outro) e a sobremesa ficou por conta do Diego Andino.
Não há como falar no Épico sem falar em seu proprietário, o consultor gastronômico Marcelo Jacobi, e seus muitos anos prestados em favor da gastronomia gaucha. Tudo começou quando resolveu trancar a faculdade de Direito e ir com um amigo morar nos EUA, com 700 dólares no bolso. Seu primeiro emprego por lá foi de steward, logo dishwasher, passando a garçom...enfim, Marcelo sabe o que faz pois passou por toda a "cadeia alimentar" do ramo. No EUA formou-se em Administração Hoteleira e Administração em Serviços. Voltando ao Brasil, teve uma casa de chás com a mãe, foi gerente de A&B em diversos hotéis, e criou vários projetos gastronômicos super relevantes em Porto Alegre. Um deles foi a Mostra ZH Nacional de Gastronomia, que todos os anos reúne em Porto Alegre chefes de primeira linha, do Brasil e do mundo, fazendo jantares e dando aulas. Outro grande feito é sua escola de gastronomia que conta com um renomado time de professores.
Além de trazer muitas inovações para nossa gastronomia, Marcelo aposta em novos talentos, dá chance para muita gente que está começando de trabalhar ao lado dele, e, consequentemente, ao lado dos grandes chefs com quem ele trabalha. Eu mesma fui uma. Meu primeiro trabalho remunerado como cozinheira foi no Épico. A Juck também passou por lá., como coordenadora de eventos. A Dani e a Chris, fundadoras da Cinco Marias, também cozinharam no Épico. E muitos outros cozinheiros, confeiteiros, maitres, organizadores de eventos, proprietários de restaurante, professores de gastronomia, enfim, muita gente do metier, trabalharam algum dia com o Jacobi.
Fica aqui nossa homenagem à toda equipe do Épico, e, principalmente, ao Marcelo, grande nome de nossa gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário