Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O pão dos trópicos


Fiquei sabendo que hoje é dia da mandioca, através do newsletter do Slow Food. Eu nem sabia que a mandioca tinha dia, mas tem. A Embrapa criou a data em 2007, coincidindo, propositalmente, com a data do descobrimento do Brasil.
A história da mandioca se confunde com a história do nosso país. Os indígenas, antes do descobrimento, já sabaim como processar a mandioca brava de maneira a eliminar o ácido cianídrico tornando-a própria para o consumo humano.

A mandioca é plantada em todos os estados brasileiros, sem exceção, e serve como base da alimentação de muitos brasileiros. Dá em quase qualquer terreno, sem muita frescura.Tapioca, tucupi, sagu, farinha e polvilho são só alguns da centena de subprodutos da mandioca.

Me lembro do meu primeiro dia na faculdade de gatronomia, que tivemos uma aula de 4 horas sobre a dita cuja. Na época foi super maçante, talvez pela maneira como a aula foi conduzida, ou pela euforia do primeiro dia. Porque o assunto, em si, é fascinante, quando começamos a estudar um pouquinho mais.

Quando fiz meu curso de extensão no Cett, em Barcelona, tínhamos que fazer um trabalho de conclusão sobre algum ingrediente, aparelho ou técnica, com múltiplos usos na gastronomia. Decidi fazer algo emblemático do Brasil, afinal tinha colegas de várias partes do mundo. A primeira coisa que veio na cabeça foi a mandioca.

Eu não tinha acesso a muitos livros sobre o assunto lá na Espanha, então minha maior fonte de pesquisa foi a internet. O que não estava mal, porque havia bastante material. Mas, ao mesmo tempo, pude notar o quanto a raiz ainda era pouco estudada pelos próprios brasileiros. "A mandioca é ainda uma riqueza muito pouco conhecida e explorada. Seus usos ainda são vistos com muita surpresa, passando por métodos rudimentares de aproveitamento a usos industriais sofisticados, ampliando a cada dia a complexidade de sua cadeia produtiva", afirma Joselito Motta, estudioso da mandioca. E realmente, quando apresentei meu trabalho, o povo ficou fascinado com os múltiplos usos da planta, tanto na culinária, quanto na indústria.

Apesar de usar bastante a mandioca e seus derivados na cozinha, o tema, em termos de pesquisa, andava um pouco esquecido por mim. Hoje tomei a decisão de retomar meus estudos. No mínimo terei assunto para muitos posts, hehe. Se alguém tiver alguma sugestão de livros, será muito bem vinda. Eu sei que Embrapa pesquisa muito sobre o tema, caso alguém venha a se interessar.

Bueno, agora com licença, pois vou comemorar o dia da mandioca comendo um aipim frito acompanhado de uma cervejinha bem gelada.

Fonte: Agrosoft

Um comentário: