Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de junho de 2010

A carta de águas, por favor!




"Com ou sem gás?" Essa pergunta é coisa do passado. Agora os restaurantes tem cartas de água. Será isso relevante, ou somente um chilique gastronômico?

A primeira vez que vi foi quando ainda morava na Espanha. Além de muitos restaurantes possuirem cartas de água, nas lojas gourmets podiam ser encontradas diversas marcas, provenientes de vários países, cada uma com suas características peculiares. Confesso que no início achei meio frescura, mas, logo fui mudando de opinião.

Meu primeiro contato com uma água gourmet foi no dia que fui morar em Barcelona. Meu namorado (atual marido), que já estava lá havia dois meses, tinha na geladeira uma Vichy Catalan. Quando provei, achei horrível! A água era salgada!!! Parecia que estava tomando água do mar com gás. Com o tempo fui me acostumando com aquele paladar, no fim estava adorando. Passei a ser consumidora frequente, tanto em casa como em restaurantes. Ela é ótima para acompanhar um bom vinho, além de ser digestiva. Apesar da Vichy ser bem comum por lá, sendo vendida em qualquer estabelecimento de Barcelona, por um preço normal, ela é muito especial. Possui gaseificação natural, alto teor de mineraliazação e propriedades medicinais.

O design das embalagens é um caso aparte. A noruega Voss, por exemplo, tem a embalagem desenhada por Neil Kraft, diretor de criação da Calvin Klein.


A americana H2O Bling, de Beverly Hills, tem a garrafa adornada com cristais Swarovski.


Até a própria Vichy, que sempre teve uma embalagem mais clássica, criou uma edição limitada comemorativa, em homenagem ao modernismo, movimento que data da época do início da exploração industrial da água, em 1881.



Aqui no Brasil ainda não vi uma carta especificamente para isso, mas a água já está dando o que falar. A edição 118 revista Menu promoveu uma degustação às cegas, com marcas importadas e nacionais.Além disso, alguns restaurantes, como o Fasano e o Parigi, oferecerem algumas águas especiais (as italianas Panna e San Pelegrino, e a francesa Perrier), por um preço bem salgado.
Na Europa e nos EUA a coisa vai mais além, com cartas exclusivamente dedicadas á agua.

O badalado Bazaar, em Los Angeles, o Gloria, na Espanha, e o luxuoso hotel Claridge's, em Londres, todos esses possuem uma extensa e explicativa carta de águas.

2 comentários: