Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Caranguejos peludos. parte II


Como eu falei no post anterior, fomos visitar os manguezais do Delta do Parnaíba, no Piauí, de onde vem cerca 90% do caranguejo consumido em Fortaleza. A foz do Rio Parnaíba é a única na América do Sul que possui a forma de delta e desemboca no mar. Vista de cima, parece um desenho de uma mão, com 5 dedos (bocas do rio que desembocam no mar).

O delta é, desde 1996, uma Área de Proteçao Ambiental, de aproximadamente 2700 quilômetros quadrados, e possui 73 ilhas. É um labirinto. Fizemos o passeio em barcos de pesca, e nosso guia, o Pedro, nos deu uma aula sobre o local, a sustentabilidade, as espécies encontradas... Durante o passeio dá pra observar jacarés, iguanas, guarás, entre outros. E caranguejos, muitos caranguejos. De todos os tamanhos. Em um momento trocamos o barco por canoas, e adentramos os manguezais. O passeio era de tirar o fôlego.

Canoinha adentrando o manguezal

Fomos com vários locais, que eram catadores de caranguejos, e nos demonstraram a técnica para apanhar os bichinhos. Dá muito mais trabalho do que eu imaginava... Eles enfiam os braços nas tocas do caranguejo, até o cotovelo, e tiram o bicho de lá. Claro que levam muitas mordidas no meio do processo, e ficam cobertos de lama. Além do risco que correm, pois eles se expõem a todo tipo de perigo (cobras, piranhas, etc). Cada "cata" leva aproximadamente 8 horas, e rende aos catadores míseros 30 reais! (cada corda de caranguejo tem 5 bichinhos. Eles ganham aproximadamente 4 reais por corda). É foda!

"Cara Errada", um dos nossos simpáticos guias, com suas capturas



O grosso da pesca vai para Fortaleza. No fim do passeio, quando chegamos ao porto, estava chegando também um barco, lotado de caranguejos, que seriam enviados a Fortaleza na manhã seguinte. 50 mil caranguejos! Por causa das más condiçoes de transporte, 30% dos bichinhos chegam mortos no destino e tem de ser descartados.

Mangue e suas raízes aéreas

O Ibama regula, ha cerca de 3 anos, a cata de caranguejos, para evitar sua extinçao. São estabelecidos períodos de defeso (proibição da pesca), quando os caranguejos saem das tocas para se reproduzir. E existe também um tamanho mínimo para poder catar. Além disso, os próprios catadores evitem pegar as fêmeas e ajudam na preservação. Os caranguejos levam 6 anos para chegarem ao tamanho ideal de consumo. Eu não tinha idéia que levava tanto tempo. As vezes não fazemos idéia do trabalho que dá para certos alimentos chegarem à nossa mesa.

Barco descarregando o caranguejo no porto

Flávia e sua "bolsinha" de caranguejos.

Maiores informações sobre o Delta: http://www.deltadoparnaiba.com.br/delta.htm
Quem organizou nossa viagem: Extremo Nordeste

2 comentários:

  1. É por essa e por outras que adoro ler o blog de voces, e desejo imenso sucesso virtual e com a Cinco Marias.
    Adorei os dois posts sobre os caranguejos.

    ResponderExcluir
  2. Brigada, Debbie!!!! Eu que agradeço os elogios e as vibrações positivas!! Beijocas e sucesso pra ti também!!

    ResponderExcluir