Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de junho de 2010

Caranguejos peludos. Parte I


Semana passada matei saudades de uma de minhas iguarias preferidas: o caranguejo. Eu amo caranguejo! Caranguejo sempre me remeteu às férias. Primeiro em Guaratuba, na casa de praia do meu vô. Nos dias que tinha caranguejo era uma festa. A família toda reunida, com martelinho e tábua na mão, para saborear os bichinhos. Comer caranguejo é todo um ritual, que deve ser executado, de preferência, em um local externo, e com roupa de guerra, pois faz uma sujeira ...

Depois vieram as inúmeras férias em Fortaleza, na casa das primas. Toda quinta-feira é dia do caranguejo por lá. É todo um programa, a cidade se mobiliza para as barracas na Praia do Futuro para comer os crustáceos cabeludos recém chegados do Delta do Parnaíba. Além disso, sempre que íamos à praia, pedíamos um ou dois caranguejinhos para aperitivar. Delícia!

Minha irmã sempre dizia que o único porém eram os pelos do bicho. Deveriam vir depilados, brincava. Pois não é que descobri, lendo o Guia dos Sabores (um encarte de gastronomia lá de Fortaleza) que existe um lugar onde eles vem depilados!!! (A Cabana da Negona) Dizem na matéria que, na Bahia, eles tem esse costume de depilar o caranguejo, e a idéia veio de lá. Dessa vez não deu para provar, mas na próxima vamos lá, né Flá?!!

Durante a viagem fomos visitar o Delta do Parnaíba, de onde vem os caranguejos consumidos em Fortaleza. Nos próximos posts falarei um pouquinho mais sobre isso.


3 comentários:

  1. Clau, que demais!!!
    Eu também amo caranguejo, mas não nunca tive essa experiência de abrir e me sujar toda!
    Na verdade eu fico com um pouco de pena... como lagosta viva, sabe?

    :(

    Mas a carne é impagável!

    Tá explicado o bronze em pleno inverno!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é guria, é meio bizarro, dá pena do bichinho mesmo. Mas é cultural também, eu como desde pequeninha... e comer assim parece que é mais gostoso. Dá um trabalhão, mas é meio ritual, começar pelas patinhas menores, guardar o patolão pro final...pior minhas primas, que comem a cabeça. Tem que abrir, limpar aquela lama toda. Isso eu não faço. Mas elas dizem que é a melhor parte...enfim.

    ResponderExcluir
  3. adorei a matéria clau, com fotos dos bixos muito boa.

    ResponderExcluir