Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hortas Urbanas




Nada como vegetais direto da horta, recém colhidos, sem agrotóxicos. A empresa dos meus pais fica na zona rural de Caxias do Sul, e tem um terreno bem grande, então eles resolveram fazer uma pequena horta por lá. Esses tempos eu trouxe um pé de alface e foi um sucesso na Cinco Marias. A diferença entre essa alface e a comprada no super é gritante.

Infelizmente, a maioria da população urbana não tem espaço para plantar seus vegetais, pois, além da morarem em apartamentos, esses estão cada vez menores.

Os novos condomínios, que cada vez inventam "espaços" mirabolantes para atrair compradores (espaço gourmet, espaço kids, espaço zen, etc), deveriam começar a criar hortas comunitárias para os condôminos. Seria uma boa idéia, não? Não somente uma boa idéia, como uma tendência mundial.

Os habitantes dos grandes centros estão cada vez mais buscando alternativas saudáveis para contrabalancear com o estilo de vida estressante a que são submetidos nas cidades.

Na Itália existe uma empresa genial, a Le verdure del mio horto, onde é possível montar uma horta através do computador. A pessoa seleciona o tamanho da horta, o que vai plantar (existem 40 opções, que variam de acordo com a temporada) e pronto, semanalmente recebe em casa os vegetais de sua horta. Por uma taxa extra ainda pode receber ervas, frutas e flores. Uma horta para duas pessoas custa em torno de 800 euros por ano.

Já na Alemanha, a Meine Ernte aluga hortas com os vegetais já plantados, de acordo com a temporada, e a pessoa pode ir semanalmente cuidar das plantas e colher, quando estiverem no ponto. Tudo isso sob a supervisão de profissionais especializados, que ficam à disposição para qualquer dúvida que possa surgir. Eles fornecem, ainda, todas as ferramentas necessárias à manutenção da hortinha. O aluguel é por temporada, e uma horta pequena, suficiente para alimentar duas pessoas, fica em torno de 150 Euros.

Uma opção bem interessante, que pode ser aproveitada por nós, mortais, que vivemos no Brasil e moramos em apartamentos minúsculos é a Windowsfarm.org. Segundo esse site, você pode plantar até 25 tipos de vegetais, incluindo alface, ervas, tomate cherry, entre outros, na janela de seu apê. Basta comprar um kit e fazer o download das instruções. O site é super interativo, qualquer idéia para melhorar o sistema é bem vinda.



Comida direto da horta é um luxo. Enquanto não chegam essas coisas por aqui, dá pra quebrar o galho na feirinha orgânica da redenção.

3 comentários:

  1. Oi, conheça a Horta Pronta Online, a Hortinha que já vem pronta, divulgue a novidade!

    http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/

    Grato, Eliel.

    ResponderExcluir
  2. Eu planto qualquer tipo de vegetais em caixas hidropônicas desenvolvidas pelo meu filho, em cada caixa cabem 9 pés de alface (por ex.) só com água e adubo orgânico, eu colho em menos da metade do tempo se fosse plantada em terra. São livres de pragas, super limpas, manutenção praticamente zero e ocupam um pequeno espaço (060x45x40). Tenho plantado:alface, salsa, cebolinha,oregano,couve,almeirão,escarola,etc...

    ResponderExcluir
  3. Criei este sistema e estou procurando parceiros e divulgação, talvez seja exatamente o sentimento de "falta alguma coisa mais útil " nos condomínios... veja este vídeo do youtube...
    http://www.youtube.com/watch?v=tjlrOR0h6P0&feature=youtu.be
    Abraço.

    ResponderExcluir